A visita teve como principal propósito dar a conhecer de perto aos estudantes do curso, o método de trabalho, os profissionais, os projetos e as instalações de algumas das empresas sediadas no Brigantia Ecopark.
Esta atividade está integrada na primeira edição da “LinkTech Summit”, uma iniciativa promovida pela Comissão de Curso da Licenciatura em engenharia informática do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Brigantia Ecopark.
Nesta primeira edição do evento participaram sete empresas do Brigantia Ecopark (Inetum, BYME, Ednu.AI, Mindera gaming, Gotvee, Eurotux, TagusWorld). Desde a inteligência artificial até ao desenvolvimento de jogos, os alunos puderam perceber no início de cada visita as ferramentas e áreas de especialização de cada uma, e assim, também conseguirem perceber a área com que mais se identificam.
Na ótica da Comissão de Curso da Licenciatura em Engenharia Informática do IPB, Francisco Cruz, como representante, refere que o evento surge como uma forma de os alunos descobrirem as diversas áreas em que é possível trabalhar e assim terem hipótese de escolher aquela que mais apreciam, “o curso de engenharia informática do IPB aborda, no seu plano de estudos várias áreas e tecnologias, mas nunca explora profundamente cada uma, tornando muito difícil, para a maioria dos estudantes, escolher uma área de especialização, e por isso, foi criado este evento, que em parceria com o Brigantia Ecopark, permite dar uma visão das áreas das empresas e assim colmatar essa lacuna”.
Também o Diretor Executivo do Brigantia Ecopark, Alex Rodrigues, acompanhou na íntegra e guiou a visita pelas cerca de 80 empresas do Brigantia Ecopark, reforçando a importância da LinkTech Summit, no sentido de “dar informação importante aos alunos, mas também às empresas, que puderam apresentar os seus métodos de trabalho, as suas instalações e as necessidades que elas têm para os seus recursos humanos, conseguindo motivar os alunos a focarem-se na sua formação e, desse modo a puderem vir integrar alguns dos quadros destas empresas”.
Os estudantes aprovaram e realçaram também os benefícios da LinkTech Summit, referindo que “é importante este tipo de iniciativas, para percebermos, quais são as empresas que trabalham nesta área, em Bragança e que ferramentas utilizam, como é o seu dia-a-dia, para realmente percebermos como é que é aplicado o conhecimento fora da escola”, referiu um estudante, momentos antes da visita.
Curso de Engenharia Informática é o maior “fornecedor” de mão-de-obra do Brigantia Ecopark
Praticamente 60% dos 400 trabalhadores do Brigantia Ecopark têm na sua formação a Licenciatura em Engenharia Informática, a maioria realizada no Instituto Politécnico de Bragança. O Brigantia Ecopark é por isso, nesta área, um dos principais pontos de fixação de pessoas e criação de emprego na região. A LinkTech Summit ganha, por isso, ainda mais suporte aos alunos pela possibilidade de criar contactos e proporcionar um estágio numa destas empresas.
Texto: Bruno Borges